segunda-feira, 26 de maio de 2008

"Todo mundo vai parar um dia: Federer, Nadal, Djokovic. Hoje foi o meu dia. Não tenho arrependimentos ou tristezas. Sou um cara sortudo"


Sorte.... ela acompanhou nosso campeão em vários momentos de sua brilhante carreira somada à enormidade do seu talento. Contudo, sorte e talento ainda não são suficientes para um atleta de alto nível, que depende muito de sua capacidade física, e nesse quesito nosso herói sucumbiu. A mesma quadra, a mesma roupa e o mesmo entusiasmo estiveram presentes na partida de despedida do maior tenista brasileiro de todos os tempos que aconteceu esse domingo no Aberto da França. Guga enfrentou o tenista da casa Paul-Henri Mathieu, e entrou em quadra solto, sem a pressão dos resultados. O resultado foi o esperado, três sets a zero para o francês, mas isso era o que menos importava na quadra Philippe Chatrier que aplaudiu de pé reverenciando nosso herói, o rei do saibro, mas não com a força de um Nadal e sim com a leveza e a técnica de um verdadeiro campeão. Impressões de Guga da partida : "Foi melhor que o esperado. Quando eu anunciei que viria jogar em Roland Garros, muita gente perguntou se isso seria a opção correta. Se eu não seria atropelado pelo adversário. Mas quando eu botei aquela camisa igual à de 1997, falei: 'Isso tem que dar certo'. E eu pude mostrar um pouco do jogo que eu introduzi no saibro. Fiz um pouco de tudo: bati esquerda paralela, saquei bem, subi rede. Tive um sentimento de fortaleza dentro de mim. A sensação de jogar de igual para igual com ele na maioria dos momentos. De saber que eu ainda sou um cara perigoso na quadra. Fico com a sensação de que, se eu estivesse em melhores condições físicas, estaria nas cabeças, brigando com os melhores do mundo."
Em 1997 nos apaixonamos por tênis e aprendemos a torcer e a vibrar com ele, nessa carreira irretocável, fantástica, coroada com 28 títulos (20 de simples) e 358 vitórias. Não me resta mais nada a não ser dizer OBRIGADO e tentar demosntrar todo meu orgulho de ser compatriota e fã incondicional de Gustavo Kuerten, um exemplo de superação.
Na foto, o último dos 10 dias mais mágicos de Guga, na Masters Cup de Lisboa em 2000, e segue o link da homenagem feita pela revista Deuce à nossa lenda: "The tennis world had fallen in love with the richly gifted player, a colorful and exciting personality"
http://www.atptennis.com/5/en/deuce/may2008/kuerten.asp

Nenhum comentário: