sexta-feira, 6 de junho de 2008

Euro 2008

É amanhã! Vai começar a segunda competição mais importante entre seleções: a Eurocopa, que nessa edição será disputada em duas sedes, assim como a Copa do Mundo de 2002 disputada na Coréia e no Japão. Suíça e Áustria terão a honra de receber a "Copa do Mundo, sem Brasil e Argentina", já que todos os campeões da história das Copas foram europeus, excetuando os países já citados e o Uruguai. A organização até aqui se mostra impecável e promete um grande espetáculo. (Fotos)
Disputada desde 1960 e realizada a cada quatro anos, como o torneio mundial, a Euro 2008 promete fortes emoções, mesmo com a sentida ausência do english team, derrotado nas eliminatórias. Muito difícil apontar um favorito, visto que a Grécia (zebra) foi a última campeã em Portugal 2004, além do equilíbrio entre os participantes e a dificuldade imposta pelo sorteio já na primeira fase.
16 seleções defenderão a honra de suas pátrias divididos em quatro grupos de quatro times cada. O grupo A não foge à regra e apresenta muito equilíbrio: a dona da casa Suíça - eliminada nas oitavas da última Copa sem sofrer um gol sequer - pode aprontar, mas Portugal e República Tcheca pintam como favoritos, mesmo com os sempre perigosos turcos e seus jogadores rápidos na mesma chave. A outra sede, Áustria, encabeça o grupo B, que tem ainda a tricampeã e maior vencedora do torneio Alemanha, e mais Polônia e o bom time da Croácia - desfalcada do brasileiro Eduardo Silva, a maior ausência depois dos ingleses. Como em todo torneio importante, tem que ter o "grupo da morte", e esse título ficou por conta do grupo C, composto por Itália, Holanda, França e Romênia. Sem palavras para descrever o equilíbrio dessa chave, que nos proporcionará jogos incríveis ainda na primeira fase e só verá duas seleções avançarem para o mata-mata... promete!! Encerrando temos o grupo D, com Espanha - apontada por muitos como favorita e lutando contra a imagem de "vira-lata" - Suécia, Rússia e Grécia.
C.Ronaldo, Cech, Ballack, Totti, Toni, Robben, Van Persie, Henry, Ribèry, Fabregas, "El niño" Torres, Ibrahimovic... muitos serão os craques, dentro e fora de campo, e muitas também serão as emoções. Nos resta assistir e torcer para um bom trabalho dos 7 brasileiros competindo: seis jogadores - Deco e Pepe (POR), Roger Guerreiro (POL), Kuranyi (ALE) e Aurélio (TUR) - e O treinador Felipão!
Vida simples e pensamento elevado!!!

Nenhum comentário: