sexta-feira, 27 de junho de 2008

Traição

Traiçoeiro. Foi esse o adjetivo que me esqueci de colocar no último post, e ele vem demonstrando estar presente na competição desde o início. O piso de grama do All England não perdoa falhas e desconcentrações: em decorrência das dificuldades impostas pelo tapete verde - muita velocidade e aumento de imprevisibilidade da trajetória da bolinha - os erros tendem a aumentar, e os adversários, mesmo ranqueados inferiormente não dão chances à quem erra muito em Wimbledon. Esses foram os casos de Nalbandian, ainda na primeira rodada, e dos favoritos a irem longe no torneio Djokovic, Roddick e Sharapova.
Novak atravessa um momento muito bom na carreira, já tendo conquistado um Grand Slam essa temporada e se consolidado como grande tenista da atualidade, mas o adversário que o eliminou não deixa por menos: Marat Safin, hoje com 28 anos, já atingiu o posto de número 1 do mundo (Novembro de 2000) e sempre foi considerado um dos tenistas mais talentosos do circuito. Não chegou mais longe - se é que precisava - devido a sua falta de controle mental: Safin ficou conhecido não só pelo seu enorme talento, sua força desproporcional e sua mecânica praticamente perfeita, mas também pelo seu descontrole emocional, pela facilidade com que ele perdia o foco e a cabeça - com direito a acertar bolada no juiz de cadeira e quebrar inúmeras raquetes, inclusive no treino. Na partida, o russo não deu chances ao sérvio, que cometeu um alto número de duplas faltas (10) e erros não forçados (28) e pontuou pouco no seu segundo serviço (35%). O placar de 3 a 0 - parciais de 6/4, 7/6(3) e 6/2 - refletiu bem o domínio de Marat, que abusou de seu serviço implacavelmente forte para minar o sérvio.
Outro favorito que caiu cedo foi o americano Andy Roddick, derrotado por Tipsarevic por 3 sets a 1. O pupilo de Connors começou bem e venceu o primeiro set no tiebrake por 7 a 5. Seu serviço estava entrando - foram 27 aces - mas o sérvio contou com as dificuldades do adversário na devolução para manter seu saque durante todo o jogo e avançar para a terceira rodada. James Blake também se despede na segunda partida.
Na chave feminina, enquanto a linda Aninha suou muito para salvar um match point - ajuda providencial da fita da rede (foto) - e depois virar a partida contra Natalie Dechy, com direito a 10 games a 8 no terceiro set, Maria Sharapova não teve a mesma sorte: perdeu para sua compatriota Alla Kudryavtseva em sets diretos com parciais 6/2 e 6/4. A musa russa, atual número 2, cometeu os mesmos erros de sempre, com as famosas dupla-faltas (8) e muitos erros não-forçados - 22 contra apenas 8 da adversária - e demonstrou ainda muita instabilidade no seu jogo para ser a líder do ranking.
Apesar de muitos favoritos ainda no páreo, zebras já aconteceram até aqui, e essa parece ser a tônica do torneio. A chuva apareceu, como de costume, mas já foi demonstrado que para vencer esse Grand Slam deve se enfrentar chuva, sol e grama, muita grama.

Nenhum comentário: