terça-feira, 17 de junho de 2008

We love grass

Enquanto a minha musa descansa e aproveita suas merecidas férias no posto de número 1, os homens suam para se preparar para a curtíssima temporada de grama e tentar derrotar o mito em seu piso preferido. Muita polêmica envolve os torneios de grama, dispensados por muitos tenistas, que procuram descansar/treinar ou defender alguns pontos longe do triunvirato, como no caso do número 4Davydenko, que optou por jogar o ATP de Varsóvia no saibro, onde foi campeão. Guga jogou poucas vezes em Winbledon, comprovando a pouca adaptabilidade de jogadores de saibro ao piso irregular encontrado em poucos lugares no globo.
Mesmo enfrentando essa dificuldade de adaptação, o espanhol Rafael Nadal confirmou a fase fenomenal que atravessa e foi o campeão do torneio de Queen's, eliminando o sacador Roddick e vencendo o consolidado Djokovic na final. Além de ser o seu primeiro título na grama, ele se tornou o primeiro espanhol a vencer no piso desde Andres Gimeno em 1972 (torneio de Eastbourne) e o primeiro tenista a vencer o Artois Championship e o Aberto da França na mesma temporada.
Mas, na Inglaterra e na quadra vegetal, o rei é ele, Roger Federer, invicto a inacreditáveis 59 partidas na grama e acumulando o título de numero 55 na carreira ao vencer o ATP de Halle na Alemanha pela quinta vez consecutiva - sua última derrota neste piso ocorreu na semi-final deste mesmo torneio para o alemão Kiefer há seis anos atrás. Com seu jogo agressivo, um saque potente e um voleio fantástico, ele chega confiante ao All England Lawn Tennis and Croquet Club, onde o suíço já é pentacampeão.
O piso é outro, mas o clima também mudou: agora Nadal corre por fora, e o grande campeão defende seu estilo e seu status de favorito no seu Grand Slam predileto. Resta saber como ele se comportará frente a Nadal, caso eles realmente se enfrentem na final, porque em um GS chegar a final exige o máximo do tenista. Não faltam candidatos para "melar" o possível duelo, pois sacadores como Roddick, Karlovic e Ancic sempre complicam na grama, sem falar de Novak, com seu tênis regular e sólido por quase toda a temporada. Assim como o tricolor, rumo ao Hexa Roger!
Vida simples e pensamento elevado, né Paçoca!

2 comentários:

RP disse...

Um dos dois ganhará o título, mas não acho que farão essa final... basta saber qual dos dois não aguentará o rítmo.
Já no lado feminino torcemos pela grande final que deve ocorrer, Aninha contra Sharapova.... esperamos anciosamente...

Guilherme MaMada Marçal disse...

Não creio em tanta facilidade para apontar o campeão entre apenas os dois tenistas, mesmo ambos estando um nível acima dos outros - apenas Djokovic tem talento semelhante. Em um GS todos se doam ao maximo. Eles são favoritos, principalmente Roger, mas muitos sao os candidatos.
Quanto às mulheres, também anseio muito pelo reencontro das musas... um jogo realmente imperdivel!
E presta atenção, porque anSiedade é com "S"!