sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Falar o que?



Inesquecível. Os Jogos Olímpicos de Pequim começaram de maneira extraordinária, com uma cerimonia de abertura nunca vista antes em qualquer evento realizado pela humanidade; depois do que assisti hoje passo a concordar com Confúcio: os chineses atingiram a perfeição, sequer precisam trocar conhecimentos com outras culturas, tão recentes como a nossa se comparada aosmilênios de descobertas chinesas - mestres da navegação, inventores da pólvora, do papel, da pipa e da bússola. A disciplina oriental impressionou, com uma sincronia e uma evolução inacreditáveis, assim como os efeitos visuais utilizados pelo cineastaYimou Zhang, diretor do show. Não houve uma falha sequer, não há o que dizer nem tampouco defeito a apontar... Faltam adjetivos.
As perspectivas para a delegação brasileira - a maior de todos os tempos - não empolgam muito: os esportes candidatos a medalhas são aqueles que já sabemos, e dificilmente ocorrerá algo diferente, mas melhorar o desempenho de Atenas já seria um bom avanço, dado que houve um bom aumento nos investimentos emesportes olímpicos em decorrência do PAN do Rio.
Alguns esportes chamam mais atenção, como o tênis, que contará 400 pontos para o ranking mundial (no momento, muito valiosos para o novo número 2), a natação, com Michael Phelps buscando recordes - e contando com a torcida de Ian Torphe - além de muitos brasileiros no páreo, como kaio Márcio, César Ciello e Thiago Pereira. O futebol se apresenta muito nivelado, tanto no masculino quanto no feminino, mas as chances são muito boas, temos Marta e um quaseRonaldinho. No vôlei masculino há uma crise no ar, mas tudo deve correr bem e uma medalha é certa.
Muitas horas de esporte, os olhos de todo o mundo voltados para os gigantes chineses e a expectativa de muitas medalhas e da disputa sino-americana. A organização sedemosntra muito boa, e essa deve ser a tônica até o final. Força Brasil!!!!
E mesmo com todos os efeitos, coreografias e figurinos, a imagem mais bela da abertura foi sem dúvida a linda Aninha!!! O maravilha!!!!
Vida simples e pensamento elevado, em Pequim... ou Beijing? Não sei, afinal sou um ignorante em matéria de Oriente, assim como todos do Canal de Suez para cá.

Nenhum comentário: