sábado, 24 de outubro de 2009

Coroado


Deixe eu me lembrar: onde mesmo que eu parei? Ah, no All England Tennis Club!
Meu último post sobre tênis foi sobre o acerto dos oito nomes que participaram das quartas-de-final do torneio! E que torneio!
Winbledon 2009 será lembrado por muitas Eras como o Grand Slam que coroou o maior tenista de todos os tempos! Não há mais o que dizer... os números provam a superioridade do gênio.
Os recordes ainda a serem quebrados são pífios se comparados à importância dos feitos alcançados pelo suíço. O mais duradouro líder do ranking da ATP, com 237 semanas no topo, se consagrou em Wimbledon o maior vencedor de GS da história, ultrapassando Pete Sampras e seus 14 troféus ao vencer o americano Andy Roddick. Foi uma partida épica, com o americano mostrando todo o seu tênis e conseguindo disputar um quinto set contra seu maior carrasco. Mas os detalhes do jogo em si ficaram pequenos ante a grandeza dos recordes que caíram naquele domingo.
Federer alcançou - já contabilizando os números do U.S. Open 2009, onde ele foi derrotado na final pela revelação Juan Martin del Potro - sua vigésima primeira final de GS, 11 consecutivas, ultrapassando Ivan Lendl com 19.
Na grama ele também se firmou como uma lenda que dificilmente será batida: 7 finais consecutivas em Wimbledon além de 65 vitórias consecutivas e 11 títulos no piso vivo. Mas não é só no tapete verde que Roger impressiona: ele foi o primeiro tenista a vencer as 7 primeiras finais de GS que disputou, foi o primeiro pentacampeão consecutivo no U.S. Open e o segundo jogador a ganhar 12 torneios, em 2006, ano em que o aproveitamento do garoto foi de 94,1%, quando chegou a 16 finais em 17 torneios disputados. Somando a isso o Career Slam - vencer todos os 4 GS, mesmo em temporadas distintas - chegamos a uma conclusão óbvia: o cara é AWESOME! AMAZING! UNBELIVEABLE!
Na foto: Borg, Federer, Sampras e Laver. 51 títulos de GS no total!

Back to blog

Voltando!
Mesmo com todo o dinamismo do mundo esportivo, o que me fez "perder" alguns eventos e outros tantos fatos históricos - como vários outros aqui já documentados - vou retomar minha escrita.