terça-feira, 17 de junho de 2008

17 de junho de ......


Um dia para comemorar, mas os motivos não são o bom futebol apresentado na Euro até aqui nem tampouco a "boa fase" da "seleção" brasileira do "treinador" e candidato a humorista Dunga. No dia de hoje comemoramos 46 anos do bi-campeonato mundial no Chile e 16 anos do primeiro título da vitoriosa história do São Paulo Futebol Clube na Libertadores da América.
O mestre Telê Santana se livrou de vez da fama de azarado no dia 17 de junho de 1992 quando o tricolor paulista levantou pela primeira vez o troféu mais importante do continente sul-americano no estádio Cícero Pompeu de Toledo, derrotando o Newell's Old Boys nos penais. Logo após Cafú bater o quinto e colocar o São Paulo na frente, o craque dos argentinos Gamboa se posicionou para cobrar o último penal, e lá estava Zetti, voando no cantinho para a consagração. Foi apenas o início da vitoriosa ponte aérea Morumbi - Yokohama, que se repetiria mais duas vezes no decorrer na história.
No ano de 1962 o scratch comandado por Aymoré Moreira consagrou-se bi-campeão da Copa do Mundo com uma vitória incontestável de virada por 3 a 1 sobre a poderosa Tchecoslováquia do craque Masopust. Amarildo, Zito e Vavá marcaram a nosso favor, e viram o capitão Bellini levantar a Jules Rimet e repetir o feito de quatro anos antes. Título merecido de um ainda verdadeiro futebol brasileiro, ofensivo, com jogadores habilidosos jogando pra cima, pra frente, do porte de Pelé (contundido no decorrer do torneio), Garrincha, Amarildo, Pepe e Didi e com uma defesa formada por craques com a classe de Nilton e Djalma Santos, Mauro e Gilmar. Ao assistir o selecionado atual, só nos resta o saudosismo de uma época na qual nem sequer haviamos nascido, mas uma época de Brasil campeão como vivenciamos a pouco tempos atrás.

Adendos:
- concordando com j.scato, mesmo ele sendo mineiro, vamos para a campanha FORA DUNGA!
- o São Paulo confirma o renascimento e aplica um excelente 4 a 2 no líder Fla em pleno Maraca. Até o ataque desencantou, e agora estamos no páreo... rumo ao Hexa!!
- e só para não esquecer: OBRIGADO SPORT, VALEU BALA!!!!!!

Nenhum comentário: