terça-feira, 24 de junho de 2008

Tradição

Os cavalheiros e damas vestindo branco, os suportes da rede de madeira, a ausência de propagandas na quadra. Esse é o cenário do ápice da curta temporada de grama, Wimbledon, o terceiro Grand Slam do ano e mais tradicional torneio do circuito, disputado no AELTCC a partir de 1877 no simples masculino - as duplas vieram em 1879 e o simples feminino em 1884.
Ontem os líderes do ranking masculino e feminino fizeram suas estréias, e se deram bem: a musa Aninha passou bem pela paraguaia De los Ríos, 2 a 0 e uma vestidinho branco que é uma delícia, e a lenda Roger Federer atropelou Hrbaty também sem perder set. Federer é o atual pentacampeão - igualando a marca de Bjorn Borg - e persegue os sete títulos conquistados pelos recordistas do torneio Pete Sampras e William Renshaw.
Mesmo com todo esse retrospecto, o favoritismo do número 1 está mais ameaçado do que nunca na grama sagrada, já que o sorteio colocou Novak Djokovic do mesmo lado da chave que o campeão e o tênis de Nadal não pára de crescer. O espanhol atravessa um momento excepcional após os triunfos em RG e Queen's, e além de buscar o posto de Federer no ranking, ele ainda persegue duas marcas importantes: desde Manolo Santana em 1966 um espanhol não vence Winbledon, e desde Borg em 1980 um tenista não vence na grama e em Roland Garros na mesma temporada. Motivação extra para o jovem espanhol, buscando melhores resultados em pisos rápidos para se consagrar entre os maiores de todos os tempos - seu melhor resultado no U.S. Open, disputado no final da temporada em quadra dura, foi chegar nas quartas. Nadal está jogando nesse momento contra o alemão Andreas Beck, que vem de um bom resultado em Halle, mas encontra facilidade até aqui e vai vencendo o segundo set. Facilidade que Djokovic não encontrou em sua estréia ontem ao vencer Michael Berrer por 3 sets a 1, mas ele segue no torneio com muitas chances. A primeira zebra foi o sempre top 10 e finalista em 2002 Nalbandian deixar a competição ao ser derrotado na primeira rodada pelo canadense sacador Frank Dancevic, 3 a 0 em um passeio, com 16 aces.
Outros resultados: o clássico Stepanek venceu fácil e pode enfrentar Belucci em uma possível terceira rodada; o ex-número 2 do mundo Haas fez um belo jogo contra Guillermo Cañas e venceu por 3 a 1 de virada, enfrentando Robredo na segunda rodada; Benjamin Becker despachou por 3 a 0 o cabeça 4 Davydenko, mesmo placar do bom jogo entre Mardy Fish e Richard Gasquet que fará o duelo francês contra o duas vezes semifinalista Grosjean - derrotado por Roger Federer na semi do ano passado. Sharapova também estreou bem e não teve dificuldades contra Fortez.
Um bom início de competição, com boas partidas e Belucci vencendo, além da sempre esperança brasileira nas duplas com Sá e Melo. Que vençam os melhores!

Nenhum comentário: