quarta-feira, 11 de junho de 2008

ao

Ora pois, que eu estava prestes a depositar toda minha torcida nos gajos de Felipão, quando me sento para assistir Itália x Holanda. Muita expectativa para a partida entre a atual campeã mundial e a sempre boa escola holandesa dirigida pelo craque Marco van Basten, e o que se viu em campo não foi diferente: uma das melhores partidas entre seleções que eu tive a oportunidade de acompanhar, com os goleiros trabalhando bastante e ambas as equipes procurando o ataque, o gol. Apesar da boa atuação do time italiano, mal escalado por Donadoni, os holandeses mostraram sua força e enfiaram um três a zero - pergunta: 3 a o é goleada? - incontestável - mesmo com o gol ilegal de Ruud van, que abriu o placar. Foi apresentado o famoso Totaalvoetbal - futebol total em holandês, o velho carrossel - guardadas as devidas proporções: o toque de bola foi refinado, e os meias van der Vaart e Sneijder deram um show à parte com atuações de encher os olhos e passes precisos. Na renovada defesa, que ainda conta com Edwin van der Sar, os zagueiros mostraram segurança, com o camisa 4 Mathijsen em destaque, e o gigante Engelaar dando uma boa saída de bola no meio-campo e marcando muito bem. Resumindo, estou muito satisfeito em ver o futebol holandês apresentando esse estilo de jogo bonito e solto. Disparam como favoritos e tem minha torcida e meu apreço por seu futebol.
Fechando a primeira rodada ontem, tivemos Espanha e Suécia marcando três pontos em suas estreias pelo grupo D. O craque sueco demonstrou que veio para fazer a diferença no fraco elenco sueco, e comandou a equipe nos 2 a o sobre a atual campeã do torneio Grécia. E o destaque do grupo ficou com a goleada do excelente time da Espanha, que enfiou 4 a 1 sobre a Rússia. O começo da partida não reflete o resultado final, pois o time russo soube colocar a bola no chão e tocar bem ao estilo sul-americano; contudo, o time espanhol tem muito mais qualidade, com Cesc Fabregas assumindo a camisa 10 e não decepcionando, além das atuações sensacionais de Fernando Torres - que atuou apenas meio tempo - e do artilheiro da competição David Villa, protagonista da rodada com o hat trick. A estréia foi realmente muito boa - Raul nem fez falta - mas resta saber se a "síndrome de vira-latas" atacará novamente e eles sucumbirão no mata-mata.
Como o esperado, muitas emoções, mas acabou de começar. O torneio é tiro curto, mas muita coisa ainda está para acontecer e estamos na expectativa. Quem sabe festa em Amsterdã. (ou em Lisboa)
Vida simples e pensamento elevado.

Um comentário:

J.Scato disse...

Estou gostando da produção. 13 postagens em 11 dias é um bom ritmo. E o Sport? CAMPEÃO!!! Depois visite meu blog e veja o comentário sobre a final da Copa do Brasil. jscato.blogspot.com